segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Verdade nua e crua



Recebi, anonimamente, um vídeo de um concurso muito famoso e esperado de Limeira. No vídeo, uma denuncia. A pessoa que me mandou pediu que eu ajudasse as pessoas serem menos enganadas.

O conteúdo não me assustou... A vitima nem imagina que esta sendo prejudicada, muito menos as pessoas ao redor dela. Todos sorriem, dão suas notas, escolhem a vencedora...

Ao comentar sobre o vídeo com um grande amigo, recebi um conselho: apaga! Mas e minha obrigação como jornalista, meu dever de informar, de mostrar a verdade?

Infelizmente, nada pude fazer. Lamento! Escrava do capitalismo, dependente de outras pessoas para desenvolver minha profissão, me deparo com uma realidade triste: nessas horas nada posso fazer. Minhas portas podem fechar e não posso colocar meu futuro em perigo...
E agora? Segue sua vida como nada tivesse acontecido...

Lembro que quando fazia faculdade, queria mudar o mundo! Quando virei jornalista de verdade, vi que a realidade não era bem assim... Você escreve e mostra aquilo que deixam ou, nada feito! 

Afinal, moramos em uma cidade onde as pessoas estão acostumadas com a mesmice de sempre e não mudam.

E quando aparece alguém disposto a mudar, ou acaba sendo barrado ou alguém sempre arruma um jeito de prejudica-lo, mesmo sendo a mudança um bem para a cidade e seus cidadãos...

E como diria Lulu Santos: “E assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade...”

2 comentários:

  1. O idealismo e o ideal são coisas tão próximas e tão diferentes que o idealista se torna um ideal sem nem um que o queira seguir. O ideal seria que pudéssemos falar a verdade independente de qual fosse, mas em um mundo em que o idealismo não é o norte, a verdade só é verdade se não atinge os “Senhores feudais”. Somos escravos do vil metal e sem ele nem nossos lentos passos de formiga seremos capazes de dar!
    Cinto realmente por vc e compartilho de sua frustração, mas saiba “eles” sabem que vc sabe!
    E devem te manter bem estruturada com o metal letal, para não ser idealista em um rompante de juventude e contar para que TODOS saibam. E isso que hoje impediu de falar será seu combustível para falar muitas outras coisas por muito tempo e sustentada pelos mesmo que te impediram de contar, e na hora certa ate este fato vc já terá contado!
    Este não é o ideal mas idealiza um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  2. Será ? Será que somos moldados pelos "Lordes Feudais" ? Será que devo ficar em silêncio para que o meu futuro não seja abalado ? SERÁ ?
    Uma coisa é certa, muitos não ficarão calados. Martin Lheter King Jr. Não ficou calado. Mahatma Gandhi não ficou calado. Até mesmo Jesus Cristo não ficou calado. E o que aconteceu ? Eles morrerão. Sim morrerão, mas fizeram toda a diferença. Hoje temos um presidente negro, o cristianismo ? Maior religião do mundo...sim posso escolher ficar calado, mas nada irá mudar...ou arriscar a vida e fazer com que tudo seja completamente transformado.

    #Quero Transformação

    (Mateus Fernando Souza dos Santos)

    ResponderExcluir